O artista, arquiteto e cenógrafo Pere Benet Domingo, catalão radicado no Rio de Janeiro durante as décadas de 50 e 60, tem uma breve, porém intensa trajetória artística.
Podemos observar o grande sucesso e colaboração cultural que aportou para o Brasil e a Espanha ao longo de sua carreira.
Ainda jovem brilhou como artista em sua terra natal e depois de exilado no Rio de Janeiro trabalhou como cenógrafo teatral, cinematográfico e carnavalesco, revolucionando o conceito do carnaval carioca, observando e valorizando a identidade nacional que até então não era vista, pois apenas se valorizava o que era estrangeiro.
Apaixonou-se pelo Rio e por seu povo, registrando suas diversidades e riquezas, realizando uma extensa série de desenhos a bico de pena intitulada “Nas esquinas do Rio” na qual se verifica uma rica pesquisa e precioso registro dos anos dourados do Rio de Janeiro capital. Sua obra representa atualmente o resgate da memoria cultural da cidade e das bases de construção do carnaval e da identidade carioca.
“Regressei à vida digamos normal com alguns anos a mais e no momento em que todo o mundo estava com pressa de recuperar o tempo perdido, para isso se impunha ganhar dinheiro. Se entrava nos negócios com voracidade e eu… bem, eu entrei na Escola de Belas Artes.” Benet Domingo (1914 – 1969)